Gravidez
Parto domiciliar ou hospitalar?
Este artigo pode ajudar a responder:
Onde devo dar à luz?
Qual é o local mais seguro para ter meu bebê?
É possível realizar um parto domiciliar no Brasil?
Quais são os benefícios de um centro de parto?
Descubra mais sobre:
A maioria das mulheres brasileiras dá à luz em um hospital, onde existem um bom acesso a serviços especializados e unidades neonatais especiais. Doulas podem dar assistência durante o parto, mas médicos altamente especializados e equipamentos de última geração estarão por perto se você ou seu bebê precisar de ajuda. As instalações e opções diferem de hospital para hospital, por isso fale com sua doula, médico e amigos para obter recomendações. Além disso, pergunte se é possível visitar as instalações da maternidade e o que você pode precisar levar com você.
Algumas mulheres optam por dar à luz no ambiente familiar e reconfortante de suas próprias casas. No entanto, por motivos óbvios, essa é uma opção apenas se você estiver tendo uma gravidez tranquila, não estiver esperando gêmeos e se o seu médico considera a sua gravidez de baixo risco.
Dar à luz em casa exige que você e seu acompanhante de parto planejem algumas coisas e você deve obter a assistência de uma doula, obstetra ou um médico com treinamento especializado.
Uma das desvantagens do parto domiciliar é que a sua doula precisará transferi-la para o hospital se o seu trabalho de parto ou parto não estiver indo bem, o que pode ser frustrante. Uma anestesia epidural provavelmente também não é uma opção em casa.
Mesmo se você tiver uma ideia clara de onde deseja dar à luz, o trabalho de parto é imprevisível e as coisas nem sempre vão de acordo com o seu plano de parto cuidadosamente definido. Faça suas pesquisas e discuta suas opções com o seu médico.